pandemia

Brasil registra a primeira morte por coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O Brasil teve a primeira morte pelo novo coronavírus nesta terça-feira em São Paulo. O paciente é um homem de 62 anos que tinha diabetes e hipertensão. Ele estava internado na UTI do Hospital Sancta Maggiore Paraíso desde o dia 14 e morreu na segunda-feira. Ele não tinha histórico de viagem para o exterior.

Além de uma morte já confirmada, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo investiga se outros quatro óbitos foram causados pelo coronavírus. Os cinco casos foram registrados na na mesma rede hospitalar.

Leia todas as notícias sobre o coronavírus 

Segundo o infectologista David Uip, que coordena o combate ao coronavírus no estado de São Paulo, o governo estuda utilizar hospitais apenas para atender pacientes de coronavírus. Segundo ele, há casos de unidades prontas, sem uso, que poderiam incorporar leitos de UTI.

- Inicialmente, impactou o sistema privado. É questão de dias, horas para impactar o sistema público - disse em entrevista coletiva a jornalistas.  

Atualmente, a estimativa é que a cada 160 casos do novo coronavírus, cerca de 30 sejam de pacientes em estado grave

O novo coronavírus costuma vitimar pessoas que tenham doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias. A letalidade estimada para o novo coronavírus é de cerca de 3,4%. Os sintomas mais comuns são febre e tosse. 

NO RS
O último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (SES), divulgado na tarde da última segunda-feira, dá conta de que há mais cinco pessoas com coronavírus no Rio Grande do Sul. Com essa atualização, são 11 os casos já confirmados no Estado

Na tentativa de conter o crescimento dos casos, o governo do Estado anunciou a suspensão das aulas na rede estadual de ensino a partir da quinta-feira, seguindo por duas semanas, com possibilidade de prorrogação. Universidades, hospitais e escolas da rede municipal, em Santa Maria, adotaram medidas similares, suspendendo atividades no caso da educação e visitas no caso dos serviços de saúde.

Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, há cinco casos suspeitos de coronavírus na região: três em Santa Maria, um em Cruz Alta e um em Caçapava do Sul. Além desses, há mais um caso em Caçapava e outro em São Gabriel ainda não contabilizados. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Brasil registra a primeira morte por coronavírus

Próximo

Prefeitura recomenda que sejam cancelados eventos com mais de 100 pessoas

Saúde